Páginas

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar este blog

Assine nosso Feed

Receber e-mail as novidades desse blog:

Powered by Feed My Inbox

|

Cartucho de impressora original ou compatível: qual é o melhor?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Coloque fim às dúvidas sobre qual deles comprar na hora de reabastecer a tinta da impressora

Um dos maiores mitos no mundo da informática talvez seja o dos cartuchos. Qual vale mais a pena: o original, desenvolvido pelas próprias empresas que fabricam impressoras? Ou o compatível, aquele que não tem uma fabricante de impressora por trás?
"Em um cartucho novo a qualidade de impressão é a mesma. Então, tecnicamente, imprimindo com um cartucho compatível e imprimindo com um cartucho da marca da impressora, se você for pegar as duas páginas, você não consegue dizer qual é qual”.
Antigamente, a principal crítica aos cartuchos originais era o alto preço do produto. Os valores eram tão altos, que a compra de três unidades, por exemplo, poderia custar o preço de uma impressora nova. Naquela época, um litro de tinta preta poderia custar o mesmo que 300 gramas de ouro olham só! O mililitro da tinta custava mais que o mililitro da champagne mais cara! Hoje, esses valores são bem menores, e equivalem ao preço dos cartuchos compatíveis.
Os cartuchos produzem muito mais páginas e custam muito mais barato, sempre com altíssima qualidade. Então não houve perda na qualidade" explica o diretor de vendas da HP, Luis Esteter.
Mas aqui cabe uma reflexão. O cartucho é o negócio onde as fabricantes ganham dinheiro. Elas gastam dinheiro com o desenvolvimento da impressora e com o design do cartucho. E isso custa muito caro. O compatível pega um projeto já existente e desenvolvido por uma empresa e simplesmente o reproduz. Ou seja: o processo acaba se tornando mais barato. Não seria justo que essa economia fosse repassada aos clientes? Fica aí uma observação para que você, consumidor, avalie.
Já que os preços e a qualidade são equivalentes entre compatíveis e originais, a diferença fica para o remanufaturados - aqueles em que o cartucho é utilizado mais de uma vez. O problema aqui é justamente o tempo de uso. Os cartuchos remanufaturados naturalmente já tiveram uns desgastes e já sofreram com variações na cabeça do cartucho, por exemplo. Esses desgastes, aliás, talvez estejam por trás dos problemas que o Carlos Eduardo enfrentou. Ele é diretor de uma gráfica em São Paulo. Ele utilizava cartuchos remanufaturados para imprimir documentos internos. No caso dele, a opção pela economia causou problemas.
"O que aconteceu foi que começaram a surgir manchas nas folhas, nas impressões. Eram manchas pequenas, depois pó, depois ficou praticamente inutilizável. Hoje a gente consegue utilizar, sim, mas só em preto e branco e, mesmo assim, com 40% da qualidade original".
Hoje ele não utiliza mais cartucho remanufaturado, mas ainda convive com as conseqüências. Ouve só o barulho que a impressora faz, e dá uma olhada em como sai o papel impresso. Para imprimir documentos de algum cliente, é claro, ele nem pensa - e nunca pensou - nos remanufaturados.
"Nas gráficas a gente procura obter a melhor qualidade possível no equipamento. Se existe qualquer risco, seja de danificar o equipamento ou de apresentar um trabalho com uma qualidade ruim para um cliente, a gente não vai utilizar”. De cartuchos, agora você já entende.

Link de blogs parceiros:Na hora de comprar um cartucho, qual é a melhor opção?

0 comentários:

Postar um comentário

About This Blog

Concursos

Previsão do tempo

  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP